header-photo

RDP Internacional na Festa das Vindimas em Palmela

A RDP Internacional, vai estar de 2 a 8 de Setembro na Festa das Vindimas, em Palmela.
Em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela e a Comissão das Festas das Vindimas, vamos acompanhar estes emblemáticos festejos, onde a vinha e vinho têm todo destaque.
Vamos ouvir a música, aprender com as gentes de Palmela a arte de cuidar da vinha, de fazer o vinho, de fazer os maravilhosos doces regionais e apreciar a magnifica panorâmica que Palmela têm sobre o vale o Tejo e levar ao enorme auditório da RDP Internacional as cores e os sons da festa.


Não deixe de acompanhar as emissões da RDP Internacional na Festas das Vindimas 2009.


Palmela é 'cidade do vinho' e animação


A 47.ª Festa das Vindimas invade Palmela entre os dias 2 e 8 de Setembro. No ano em que a autarquia recebeu, da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, o título de "Cidade do Vinho 2009" , este é naturalmente o tema central do certame. O programa inclui não só a amostra e venda de vinhos regionais e gastronomia, mas também espectáculos, provas desportivas, exposições, feira e divertimentos. Rita Red Shoes, Deolinda e Camané são alguns dos nomes que integram o cartaz de concertos. Novidade é a criação do Concurso "Vindimas" DOC Palmela, em que os consumidores irão premiar o Melhor Tinto e o Melhor Branco. Um dos momentos mais aguardados é o desfile dos Cortejos Alegóricos diurno, no domingo, e nocturno, na terça-feira. Os cortejos contam com cerca de 60 figurantes, 11 carros temáticos e dois carros de cavalinho, além dos ranchos folclóricos e da abertura a cavalo. Haverá ainda Cortejo de Camponeses na manhã de domingo, seguido da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, e eleição da Rainha das Vindimas de Palmela e Damas de Honor.


A nossa Festa das Vindimas é ainda mencionada num artigo do jornal Expresso Online! Leiam-no em Escape by Expresso.

Candidatas a Rainha das Vindimas divertiram-se em passeio-convívio

Uma semana antes da eleição da Rainha das Vindimas em Palmela, realizou-se um passeio-convívio com as 14 candidatas. O passeio incluiu uma visita à adega Venâncio da Costa Lima, na Quinta do Anjo, e uma burricada na Serra do Louro, com partida nos moinhos Biosani. A eleição vai ser dia 1 de Setembro.

No final da tarde de terça-feira, duas das candidatas, Íris e Diana, respondiam prontamente que o que mais gostaram foi o passeio de burro. Também para as duas jovens de 16 e 15 anos, as razões que as levaram a inscreverem-se no concurso para eleição da Rainha das Vindimas são comuns. “Queremos nos divertir, conhecer pessoas novas e ter uma experiência nova”, explicam. Apesar do aproximar da data decisiva, para as duas candidatas não há competitividade no grupo nem nervosismo entre elas. “Estamos todas tranquilas”, dizem.

A tarde começou com a visita à adega Venâncio da Costa Lima, pelas 15 horas. Lá, as candidatas (já vestidas a rigor com a t-shirt promocional da eleição deste ano) tiveram um “mini-curso de Moscatel de cinco minutos”, brincou Joana Vida, enóloga.

Numa altura em que ”é o pico do trabalho”, os funcionários da adega continuavam o seu trabalho enquanto Joana Vida explicava às jovens como se faz o vinho, a diferença entre vinho branco e tinto e os vários processos de produção de vinho.

A valer uma garrafa de Moscatel, a enóloga perguntou às 14 jovens qual a diferença entre o fabrico do vinho e do moscatel de Setúbal. Ouviram-se várias respostas, mas nenhuma foi a correcta. A diferença é que no fabrico do Moscatel não há fermentação, daí o seu sabor adocicado. A garrafa foi, assim, oferecida ao grupo.

Quando chegou a altura da prova do Moscatel, todas disseram já ter experimentado. “O copo pega-se pelo pé, para não aquecer a temperatura da bebida, e deve-se ter em atenção a cor, o aroma e o sabor”, explicou Joana Vida. As 14 raparigas ouviam atentamente e seguiam as indicações da enóloga: “primeiro cheira-se sem agitar o copo; depois agita-se o copo, para entrar o oxigénio, e cheira-se; depois prova-se, tenta-se bochechar, para sentir o sabor, e então engole-se”.

O passeio continuou sempre pautado pela animação e boa-disposição do grupo. E pelas fotos. Ao longo da tarde, muitos foram os sorrisos e muitas foram as poses para as várias máquinas fotográficas.

Esta é a 45ª vez que é eleita a Rainha das Vindimas em Palmela e Maria Amélia Dores, vice-presidente da Associação de Festas de Palmela, refere que é importante saber como estão preparadas pois “não são apenas meninas que posam para a fotografia”. Pelo oitavo ano a dirigir os desfiles e a preparar as candidatas, caracteriza o grupo como “tranquilo, onde reina a alegria e a boa-disposição. Não há ninguém muito convencido do seu valor”. A responsável diz que não tem uma candidata preferida mas reconhece que “algumas candidatas têm mais capacidades que outras”.

As jovens vão apresentar-se com um vestido tradicional estilizado e com um vestido de noite escolhido por elas. As seis finalistas vão, depois, desfilar com vestidos de modelo igual em que apenas difere a cor. Estes vestidos são cedidos pela Câmara Municipal de Palmela e são os mesmos que foram usados no ano passado, “porque funcionaram muito bem”, refere Maria Amélia Dores.

Os ensaios com as candidatas começaram no passado dia 17. Até à data da eleição, são duas semanas de ensaios. É necessário trabalhar a postura em desfile, a pose para as fotografias, as coreografias, experimentar os vestidos.

Em “Palmela Cidade do Vinho 2009”, as ruas já estão engalanadas e prontas para receber a 47ª edição da Festa das Vindimas. A eleição da rainha acontece no Cine-Teatro S. João, pelas 21.30 horas, na próxima terça-feira. O espectáculo “Vindimas 2009” vai ser conduzido pelo maestro José Godinho e vai contar com as vozes de Cármen Matos, Conceição Silva, Cristina Delícias e Tó Cruz, acompanhados pela Orquestra Vindimas 2009. Ana Isabel Arroja, animadora da Rádio Comercial, vai apresentar o concurso.

Jovens andaram de burro

Na Serra do Louro (com uma vista magnífica), foi altura para as jovens passearam nos burros. Apesar de no início mostrarem algum receio, depois já todas queriam repetir a experiência. As conversas pelos trilhos dos moinhos passavam pela escolha do vestido, pelo concurso do ano anterior e pelas jovens que nas edições anteriores tinham conquistado o título.


in Setubalense

Segurança na Festa das Vindimas - Autocarro liga o centro aos parques de estacionamento


Entre 2 e 8 de Setembro, Palmela é palco da 47ª edição da Festa das Vindimas. O certame, que envolve toda a vila e recebe, anualmente, milhares de visitantes, obriga à aplicação de um conjunto de medidas preventivas que visam garantir a segurança de todos. Assim, e como habitualmente, a Câmara Municipal de Palmela desenvolveu um Plano de Intervenção para o Recinto da Festa das vindimas, que, entre outras medidas, estabelece um conjunto de restrições à circulação automóvel e ao estacionamento.

Estas restrições têm por objectivo garantir o desimpedimento dos corredores de emergência que asseguram o acesso a toda a vila e que permitem a realização de momentos específicos do programa da festa – caso das provas desportivas e dos cortejos.

Dia 2 (quarta-feira) – das 20h00 às 00h00
Estacionamento proibido entre o Largo do Município, a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o Largo de S. João;

Dia 5 (sábado) – das 11h00 às 13h00/ das 15h00 às 18h00/ das 20h00 às 00h00
Estacionamento e circulação proibidos no Largo de S. João e na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Dia 6 (domingo) 
Das 09h30 às 13h00
Circulação e estacionamento proibidos entre o Largo do Chafariz, a Rua Hermenegildo Capelo, a Rua Almirante Reis, o Largo Marquês do Pombal, a Rua 31 de Janeiro e o Largo do Município

Das 15h00 às 19h00
Circulação e estacionamento proibidos entre a Escola E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo, a Avenida dos Bombeiros Voluntários, a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a Avenida Dr. Juiz José Celestino Ataz Godinho de Matos

Dia 8 (terça-feira) 
Das 22h00 às 00h00
Circulação e estacionamento proibidos entre a Escola E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo, a Avenida dos Bombeiros Voluntários, a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a Avenida Dr. Juiz José Celestino Ataz Godinho de Matos

Das 00h00 às 02h00
Circulação e estacionamento proibidos em todos os corredores de emergência

Para facilitar a circulação e o ordenamento automóvel nos acessos e dentro da vila, proporcionando maior conforto à população e aos visitantes, a Câmara Municipal de Palmela aconselha os senhores automobilistas a utilizarem os parques de estacionamento disponíveis para o efeito, situados no Miradouro do Castelo (vocacionado para autocarros), na encosta da Alameda Nun’Álvares Pereira/ Igreja de S. Pedro, na encosta entre a Estrada do Cemitério e a Avenida dos Bombeiros Voluntários e junto ao Palmelense Futebol Clube. Para este último, a autarquia disponibiliza transporte gratuito (vaivém) até ao recinto da festa, no domingo, entre as 14h00 e as 02h00, e na terça-feira, entre as 20h00 e as 02h00.

O Plano de Intervenção para o Recinto da Festa das Vindimas, da responsabilidade do Serviço Municipal de Protecção Civil, prevê as acções adequadas à organização do evento, em respeito pelas normas de segurança vigentes, planeia o dispositivo necessário face a eventuais situações de emergência, desenvolve e implementa medidas que permitam reduzir factores de risco e estabelece a coordenação necessária, quer com as diferentes entidades envolvidas na organização, quer com o CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro.
A Câmara Municipal de Palmela disponibiliza, em www.cm-palmela.pt e nos locais habituais, um folheto com os condicionalismos de trânsito e estacionamento e a planta de emergência da vila, com indicação do recinto da festa, do percurso dos cortejos e dos corredores de emergência.


in Rostos On-Line

foto: João Neves

Candidatas a Rainha da Festa das Vindimas 2009


Conheçam as candidatas a Rainha da Festa das Vindimas 2009 no site do Jornal Impacto da Região!


Sofia

Rute

Diana

Daniella

Solângela

Carla

Rita

Leonor

Joana

Íris

Inês

Carolina

Ana Galvão

Ana Margarida


Todas as informações e uma breve entrevista em www.impactodaregiao.com .

Programa da Festa das Vindimas



Consultem o programa da Festa das Vindimas em:



http://www.festadasvindimas.org/programa

Falta uma semana para o início Festa das Vindimas

Falta uma semana para que a galeria da Festa das Vindimas abram as portas. Está, quase tudo pronto, na vila para o início das festividades que, este ano, entram na 47ª edição. Uma edição histórica já que, pela primeira vez na sua vida, as Vindimas crescem um dia. E porquê? Explica a presidente da Comissão das Festas de Palmela que um dos principais objectivos é “arrecadar mais receitas para rentabilizar os investimentos ” e, por outro lado, explicou Lurdes Atalaia, “é dar razão a quem diz que a festa sabe a pouco”. No entanto, a presidente das festas, deixa um aviso. “As Vindimas não podem crescer muito mais. Porque estamos condicionados ao fim da festa de Grândola e ao início da Festa da Moita”. Ainda assim, será mais um dia cheio de actividades e de, renovadas, tradições.

Em nome da vindima, da uva e dos excelentes vinhos produzidos em terras do concelho, a 47ª edição das Festas das Vindimas sai há rua de 2 a 8 de Setembro [com a gala da eleição da Rainha das Vindimas a 1 de Setembro] e têm um orçamento de 470 mil euros. Com Palmela a comemorar, em 2009, o titulo Cidade do Vinho, as Festas, naturalmente, não esqueceram o facto e tem como tema central: “Palmela – Cidade do Vinho 2009”.

Como grande novidade deste ano, anunciou Lurdes Atalaia, é o concurso de vinhos DOC Palmela. Trata-se de uma iniciativa, agendada para todos os dias das festas a partir das 21 horas, direccionada para o consumidor que conta com o apoio da restauração da região. A concurso – e há prova – estarão dez tintos e dois brancos de Palmela. Uma iniciativa que espera “atrair milhares de provadores” do melhor vinho que a região produz. O melhor vinho tinto e o melhor vinho branco serão conhecidos, numa cerimónia especial, na penúltima noite de festas.

Rita Redshoes, Deolinda e Camané animam festa

A eleição da Rainha, que decorre no dia 1, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, abre o “salão das Festas”. Para o evento já estão seleccionadas quinze jovens candidatas. Em termos de espectáculos – ponto chave das festas – o realce vai para o concerto da “menina bonita” da pop portuguesa, Rita Redshoes, logo no primeiro dia de festividades. Na quinta-feira feira, 3 de Setembro, no palco do Fontanário vai-se ouvir: “Agora sim damos a volta a isto. Agora não que é hora do almoço...”, Fado Toninho, Clandestino e outros êxitos da banda do momento: os Deolinda. E de Camané que chega a Palmela na noite de segunda-feira (7 de Setembro).

O fogo de artificio lançado no Castelo, na ultima noite de festa, o festival de folclore, os concertos com as bandas locais e as animações de rua, (que acontecem todos os dias às 20h30), são outros pontos centrais da Festa das Vindimas.

Cortejo em nome da capital do Vinho

O cortejo dos camponeses, a pisa da uva e bênção do 1.º mosto são tradições – na manhã de Domingo – que vão, por certo, atrair milhares de pessoas de norte a sul, a Palmela. Jorge Mares, presidente da Assembleia-geral da Associação Festas de Palmela, espera mais de meio milhão de visitantes.

Sérgio Condeço, tal como o ano passado, é o autor do cortejo alegórico dedicado, este ano, a Palmela – Cidade do Vinho, constituído por treze carros e sessenta figurantes, que sairá para as ruas de Palmela na tarde de 6 de Setembro (domingo) e na última noite de festa. A marcha das Vindimas – que será conhecida na noite da Rainha – é interpretada, este ano, por Bárbara Barradas, uma menina que promete surpreender.

Câmara ajuda em 55 mil euros

O financiamento das Festas é assegurado, em primeira linha, pela Câmara de Palmela, (55 mil euros), pela Junta de Freguesia de Palmela e por uma panóplia de outros investidores públicos e privados”. Ana Teresa Vicente disse que a Festa das Vindimas é o “grande momento” que permite celebrar a Vindima e o vinho deexcelente qualidade” produzido no concelho que “engrandece a economia e o turismo”, durante sete dias e sete noites. A autarca realçou o plano de segurança das festas, que ano após ano é melhorado, “para a segurança das milhares pessoas que nos visitam”.

Joaquim Rosa do Céu, da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, (entidade que substituiu a Costa Azul), afirmou que só a partir do próximo ano é que será possível estabelecer parcerias com a Festa das Vindimas, um produto “notável na área do turismo”.

Para Jorge Mares, a edição deste ano da Festa das Vindimas traz também “novas alterações no espaço, para que haja maior mobilidade entre as pessoas e os stands”. Há, diz o presidente da Assembleia-geral, “uma vontade crescente de agradar às pessoas, especialmente aos palmelenses, que tanto se envolvem nesta iniciativa, chorando, rindo, discutindo e angustiando-se”.

Na próxima semana, Palmela está em festa… bailaricos, comes e bebes, largadas de toiros, desporto, alvoradas de morteiros, arruadas do círio da Carregueira, folclore, tradição, animação, encontros de amigo e, sobretudo, muito vinho. O rei de Palmela e das Vindimas.


47ª Festa das Vindimas : “Palmela Cidade do Vinho 2009” é tema central do certame

Entre 2 e 8 de Setembro, a vila de Palmela é palco da 47.ª edição da Festa das Vindimas. No ano em que Palmela recebeu, por parte da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, o título de “Cidade do Vinho 2009”, este é, naturalmente, o tema central do certame, que cresce um dia, numa demonstração de dinamismo deste sector económico no concelho.

Uma das novidades do programa é a criação do Concurso “Vindimas” DOC Palmela, que irá premiar o Melhor Tinto e o Melhor Branco, numa escolha da inteira responsabilidade dos consumidores. As provas terão lugar num novo pavilhão, no Largo de S. João, onde será possível conjugar os vinhos com propostas gastronómicas. Também no âmbito da divulgação vitivinícola, o programa integra um curso de iniciação à prova de vinhos, vocacionado para os monovarietais, o que permitirá ficar a conhecer melhor as características de cada casta.

Um dos momentos mais tradicionais e aguardados, anualmente, é o desfile dos Cortejos Alegóricos diurno, no domingo, e nocturno, na terça-feira. Sem surpresas “Palmela Cidade do Vinho” dá o mote aos cortejos, que contam com cerca de 60 figurantes, 11 carros temáticos e dois carros de cavalinho, além dos ranchos folclóricos e da abertura a cavalo, numa viagem pelo património histórico ligado ao vinho, existente no concelho. A tradição passa, também, pelo Cortejo de Camponeses na manhã de domingo, seguido da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, na escadaria da Igreja de S. Pedro, e pela eleição da Rainha das Vindimas de Palmela e Damas de Honor, símbolos da festa e presenças obrigatórias em todos os momentos do certame. A eleição decorre no dia 1 de Setembro, no Cine-Teatro S. João.

No Pavilhão da Câmara Municipal, será possível visitar a exposição “Tabernas de Palmela – 1 Copo de 3 Memórias”, desenvolvida pelo Museu Municipal, que evoca alguns dos espaços mais tradicionais de consumo de vinho no concelho de Palmela.

Como sempre, o programa integra, ainda, mostra e venda de vinhos regionais, um vasto conjunto de espectáculos, provas desportivas, exposições, feira e divertimentos. Dentro das propostas musicais, Rita Red Shoes, Deolinda e Camané são os nomes mais sonantes do cartaz, que conta com a participação do movimento associativo local.

A criação de vários momentos de animação de rua e de novas actividades desportivas, e alterações na disposição dos vários espaços da festa, para um melhor ordenamento e fruição do recinto – com destaque para a Praça dos Sabores, que conjugará as principais ofertas de restauração – são mais algumas das novidades que convidam a uma visita.

A Festa das Vindimas é uma organização da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.



Aproveitando a oportunidade para responder ao "Jornal"... Quanto á sua dúvida, compreenda que as pessoas que gerem o blog também têm vida própria, não somos ominipresentes, nem conseguimos reunir todos os recortes que gostaríamos. Recolhemos através dos alertas do Google e lemos os jornais regionais. O "Jornal" parece conhecer o nosso blog, disponibilizamos o nosso email, assim queira ter a bondade de, se se sentir menosprezado ou marginalizado, de enviar os seus recortes, que teremos todo o gosto em publicar no blog com os devidos créditos, como temos feito, pois parece-nos que o problema aqui não será a ausência de engrandecimento da Festa através das noticias, objectivo do blog, mas a sim falta de protagonismo e publicidade gratuita...

Site da Festa das Vindimas


Caros amigos, a Festa das Vindimas tem finalmente site oficial e está lindíssimo!

Parabéns à equipa WebFX!

Visistem!

http://www.festadasvindimas.org/

Festa das Vindimas vai contar com Camané e Deolinda

Entre 2 e 8 de Setembro, Palmela vai receber a 47ª edição da Festa das Vindimas. Este ano, pelos palcos de Palmela vai passar a cantora dos sapatos vermelhos, Rita Redshoes (dia 2), o grupo do “Fon Fon Fon”, Deolinda (dia 3), e o fadista Camané (dia 7), entre outros.

No dia 1 de Setembro, pelas 21.30 horas vai ser eleita a Rainha das Vindimas e, nos outros dias do certame, vão continuar os momentos mais tradicionais como o Cortejo de Camponeses, a Pisa da Uva, a Bênção do 1º Mosto e os Cortejos Alegóricos.

No último dia do certame, terça-feira, pelas 23 horas realiza-se o tradicional Cortejo Nocturno e, mais tarde, à uma da manhã, acontece o espectáculo piromusical (fogo de artifício com simulacro de incêndio no Castelo de Palmela).

Além de a Festa das Vindimas este ano crescer um dia, outras novidades são a criação da Praça dos Sabores, espaço que associa as principais propostas de restauração na festa; o I Concurso “Vindimas DOC Palmela”, que atribui prémios para o Melhor Tinto e o Melhor Branco seleccionados pelos consumidores; e também actividades desportivas com novas modalidades, nomeadamente, o passeio pedestre nocturno com passagem por várias adegas, no dia 5. Largadas de touros, animação de rua, espectáculos teatrais e ateliers infantis são outras das actividades que vão acontecer ao longo das Festas.

A Festa que este ano acontece sob o tema “Palmela Cidade do Vinho 2009”, título atribuído pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, salienta o trabalho desenvolvido no concelho tendo em vista a produção de vinhos de qualidade e a sua divulgação junto do público. Objectivos que, de resto, orientam o certame há quase cinquenta anos.

A iniciativa é da Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.


in Seubalense

Festa das Vindimas será maior apesar da “diluição de custos”


A 47.ª edição da Festa das Vindimas, que decorre entre os dias 1 e 8 de Setembro, será “uma festa com maior duração”, apesar de a Associação de Festas de Palmela ter “diluído alguns custos” com o arraial, o cortejo e o fogo de artifício. Para Lurdes Atalaia, presidente da direcção da associação, a festa do concelho “poderia ser ainda maior, senão estivesse condicionada pelas festas de Grândola e da Moita”. Ainda assim, a presidente adianta que, mesmo com esse condicionalismo e com a crise, o programa da edição deste ano, subordinado ao tema Palmela – Cidade do Vinho 2009, “tem novidades”.

Depois de o município ter ganho uma distinção pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a edição deste ano da Festa das Vindimas traz como uma das novidades a realização de um concurso DOC Palmela, “que permitirá aos consumidores casar a comida, proposta pelos restaurantes associados, aos vinhos em concurso”. “Ao todo serão doze os vinhos concorrentes, apesar de o consumidor poder provar 22 vinhos tintos e cerca de quatro brancos”, explica Lurdes Atalaia. De acordo com a presidente da direcção, o orçamento da Festa das Vindimas para este ano ronda os 270 mil euros, dos quais 55 mil provêem dos cofres da câmara municipal.

Na opinião de Ana Teresa Vicente, presidente da autarquia, a edição deste ano “é especial, uma vez que se constitui como o reconhecimento das capacidades do concelho ao nível da produção do vinho”. Além disso, a autarca sublinha que esse produto qualificado constitui-se como um “valor acrescentado no desenvolvimento do turismo do município”. A mesma opinião é partilhada por Joaquim Rosa do Céu, da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, que salienta que pretende conseguir “mais promoção turística”, por via do não “esquecimento da autenticidade dos concelhos, da sua riqueza gastronómica e maneira de estar”. “A Festa das Vindimas é importante nesse sentido”, realça.

Para Jorge Mares, presidente da assembleia-geral da Associação de Festas, o evento é “um grande cartaz turístico nacional e internacional”, uma vez que traz anualmente à vila cerca de “quinhentos mil forasteiros”. A edição deste ano da Festa das Vindimas traz também “novas alterações no espaço, nomeadamente rotações de noventa graus” para que haja uma “maior mobilidade entre as pessoas e os stands”. “Há uma vontade crescente de agradar às pessoas, especialmente aos palmelenses, que tanto se envolvem nesta iniciativa, chorando, rindo, discutindo e angustiando-se”, realça Ana Teresa Vicente.

Além das tradicionais largadas de touros, da animação de rua, do rally paper, da pisa da uva e bênção do primeiro mosto e da missa da acção de graças, a edição deste ano da Festa das Vindimas, que conta com uma aula de chikung e de taichi, vai ter uma colheita de sangue no dia 5 de Setembro, junto ao quartel dos bombeiros em Palmela, e “dois espectáculos por dia, em vez dos três habituais”. Rita Redshoes, Deolinda e Camané são alguns dos nomes que vão passar pelo Palco do Fontanário, no largo de São João. A eleição para a rainha da Festa das Vindimas terá lugar no dia 1 de Setembro, no cine-teatro São João, e colocará em competição quinze candidatas.


Email de Amilcar Malhó

O Sr. Malhó, aqui na foto com o Chefe Silva, teve a bondade de nos escrever:

"Antes de mais, os meus sinceros parabéns pela iniciativa do blog.

Nasci no concelho de Palmela (Quinta do Anjo) e sempre vivi de perto as Festas das Vindimas. Aliás, tive o prazer de apresentar alguns dos festivais de eleição da Rainha das Vindimas e pertencer a algumas das Comissões.
Na última a que pertenci, na qual o Gabi foi presidente, tive o privilégio de iniciar uma nova fase da inauguração das Festas. Fui eu quem, cansado da falta de originalidade da inuaguração das festas com o acto de ligar as luzes, criei a actual cerimónia em que as entidades convidadas cortam os cachos de uvas que, posteriormente, integram o primeiro mosto.
Este é apenas um reparo ou, "o seu a seu dono" como costuma dizer-se. Espero que fique de vez esclarecida a paternidade do evento. Não que isso seja importante para o meu curriculo, mas porque é triste saber que existe quem goste de se exibir à custa das ideias de outros.

Permitam-me que manifeste aqui publicamente o grande orgulho que tenho nestas festas e no facto de, nas minhas deambulações pelo país, na condição de jornalista da área da gastronomia e vinhos, ouvir tantas referências elogiosas a elas dirigidas.

A terminar, o desejo sincero de que em breve se discuta a renovação urgente do figurino das festas, face aos novos tempos que se vivem. Para os mais conservadores, basta reparar que as festas até já contam com um blog.

Abraço e Boas Festas

Amilcar Malhó"


O nosso muito obrigado Sr. Malhó, por ter reparado no nosso blog!

Sondagem #2


casino free polls




Online casino flash polls




online casino Web Poll

Mais uma vez, a questão dos DJ's


Recebemos um email do Luis Silva que nos diz:

"venho por este meio, manifestar a minha opinião da importância das actividades de DJs no Coreto para a animação da Festa das Vindimas, não só para a população jovem mas para todos aqueles que desejarem permanecer na festa um pouco mais de tempo.
Penso até que essa actividade poderia ser articulada com a Cave de forma a ter um período de duração maior.
Sou Dj e disponibilizo-me desde já para qualquer evento desta qualidade."

Pois Luis, por nós teríamos imenso gosto, mas infelizmente não somos nós a mandar. Muito obrigada pelo email.

Qual é a vossa opinião? Gostavam das animações do Coreto? Preferiam a cave ou outro local ao ar livre? Se sim, aonde? Em que formato? Que tipo de musica?

Já sabem, sugestões e comentários são sempre bem vindos!

Largadas na Av. D.Leonor e a hora de recolher

Alguém deixou este video, de uma reportagem da TVI, sobre as largadas da Festa das Vindimas, em 2005. Obrigado!



E voltaram-se a referir os horários de encerramento da Festa. Diz quem se manifesta nos comentários que a festa deveria continuar até mais tarde, alguns culpam a Comissão, outros a Polícia. De quem é a responsabilidade, afinal, de determinar as horas de encerramento da Festa?

Cartazes Festas das Vindimas



Um mimo, para os nossos visitantes! Uma compilação dos cartazes da Festa das Vindimas, desde 1963 a 2009!

Enviem também as vossas fotos, antigas ou recentes!

Aproveito ainda para dizer que ainda não há notícias acerca do programa da Festa, mas assim que se souber é prontamente colocado no blog!

Feedback

Antes de mais, queremos agradecer a quem participa com comentários e sugestões para o blog!

Dos comentários salientamos a importância do local da largada, que como se pode constatar pela distribuição dos 78 votos não difere muito quanto á vossa preferência, no entanto é quem menos concorda com a mudança da localização para a Avenida dos Bombeiros que mais se manifesta, salientando a insegurança de quem mora na Avenida D.Leonor sente com os stands em frente das janelas.

Sugeriram ainda a rentabilização do espaço polidesportivo da Terra do Pão. Que gostariam de ver ai? Um palco? A zona de restauração? Os stands das "bugigangas"?

Alguém sugeriu ainda uma votação acerca do cartaz deste ano. Já o colocámos no blog. O que acham? Lembram-se de cartazes de ediçoes passadas? Qual o que acharam mais emblemático?

Não podemos deixar passar a paixão que alguém demostrou pelas bifanas do Séninho, pelo que transcrevemos parte desse brilhante comentário: "O maior espectáculo de todos da festa das vindimas, para mim, continua a ser a barraca do Séninho. As finas fatias de lombo a alourar em manteiga, na chapa que brilha e faz sonhar, enchem-me sempre as medidas - sem falar do picante único que a todos faz salivar em repuxo. Não consigo no entanto deixar passar estes aumentos brutais de preço dos lombinhos do seninho." Julgo não podermos culpabilizar a Comissão pela inflação dos preços, mas a sugestão de ser concedida a responsabilidade de regulamentar os preços à Comissão deveria ser tida em conta... Quem sabe o blog não funcionará como veículo de transmissão de ideias... Esperemos que sim.

Continuem com as vossas sugestões e comentários, agradecemos muito!

Um grande bem-haja amigos Palmelões!

Cartaz Festa das Vindimas de Palmela 2009


A Festa das Vindimas de Palmela realizar-se-á de 2 a 8 de Setembro, confirmando assim mais um dia de certame!