header-photo

47ª Festa das Vindimas : “Palmela Cidade do Vinho 2009” é tema central do certame

Entre 2 e 8 de Setembro, a vila de Palmela é palco da 47.ª edição da Festa das Vindimas. No ano em que Palmela recebeu, por parte da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, o título de “Cidade do Vinho 2009”, este é, naturalmente, o tema central do certame, que cresce um dia, numa demonstração de dinamismo deste sector económico no concelho.

Uma das novidades do programa é a criação do Concurso “Vindimas” DOC Palmela, que irá premiar o Melhor Tinto e o Melhor Branco, numa escolha da inteira responsabilidade dos consumidores. As provas terão lugar num novo pavilhão, no Largo de S. João, onde será possível conjugar os vinhos com propostas gastronómicas. Também no âmbito da divulgação vitivinícola, o programa integra um curso de iniciação à prova de vinhos, vocacionado para os monovarietais, o que permitirá ficar a conhecer melhor as características de cada casta.

Um dos momentos mais tradicionais e aguardados, anualmente, é o desfile dos Cortejos Alegóricos diurno, no domingo, e nocturno, na terça-feira. Sem surpresas “Palmela Cidade do Vinho” dá o mote aos cortejos, que contam com cerca de 60 figurantes, 11 carros temáticos e dois carros de cavalinho, além dos ranchos folclóricos e da abertura a cavalo, numa viagem pelo património histórico ligado ao vinho, existente no concelho. A tradição passa, também, pelo Cortejo de Camponeses na manhã de domingo, seguido da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, na escadaria da Igreja de S. Pedro, e pela eleição da Rainha das Vindimas de Palmela e Damas de Honor, símbolos da festa e presenças obrigatórias em todos os momentos do certame. A eleição decorre no dia 1 de Setembro, no Cine-Teatro S. João.

No Pavilhão da Câmara Municipal, será possível visitar a exposição “Tabernas de Palmela – 1 Copo de 3 Memórias”, desenvolvida pelo Museu Municipal, que evoca alguns dos espaços mais tradicionais de consumo de vinho no concelho de Palmela.

Como sempre, o programa integra, ainda, mostra e venda de vinhos regionais, um vasto conjunto de espectáculos, provas desportivas, exposições, feira e divertimentos. Dentro das propostas musicais, Rita Red Shoes, Deolinda e Camané são os nomes mais sonantes do cartaz, que conta com a participação do movimento associativo local.

A criação de vários momentos de animação de rua e de novas actividades desportivas, e alterações na disposição dos vários espaços da festa, para um melhor ordenamento e fruição do recinto – com destaque para a Praça dos Sabores, que conjugará as principais ofertas de restauração – são mais algumas das novidades que convidam a uma visita.

A Festa das Vindimas é uma organização da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.



Aproveitando a oportunidade para responder ao "Jornal"... Quanto á sua dúvida, compreenda que as pessoas que gerem o blog também têm vida própria, não somos ominipresentes, nem conseguimos reunir todos os recortes que gostaríamos. Recolhemos através dos alertas do Google e lemos os jornais regionais. O "Jornal" parece conhecer o nosso blog, disponibilizamos o nosso email, assim queira ter a bondade de, se se sentir menosprezado ou marginalizado, de enviar os seus recortes, que teremos todo o gosto em publicar no blog com os devidos créditos, como temos feito, pois parece-nos que o problema aqui não será a ausência de engrandecimento da Festa através das noticias, objectivo do blog, mas a sim falta de protagonismo e publicidade gratuita...

2 comentários:

Anónimo disse...

ola
O que escrevo nao e bem um comentario apesar de as festas das vindimas ser uma das festas que mais gosto de visitar.
Hoje venho com um pedido de informacao como saber o que e preciso para praticipar nas festas .
Faço artesanato e gostaria de mostrar os meus trabalhos nas festas.
obrigado pela atençao e aguardo resposta.
Ana Silva

Festa das Vindimas disse...

Ana,

por favor contacte a Associação.

geral@festadasvindimas.org

Obrigado.