header-photo

Festa das Vindimas vai contar com Camané e Deolinda

Entre 2 e 8 de Setembro, Palmela vai receber a 47ª edição da Festa das Vindimas. Este ano, pelos palcos de Palmela vai passar a cantora dos sapatos vermelhos, Rita Redshoes (dia 2), o grupo do “Fon Fon Fon”, Deolinda (dia 3), e o fadista Camané (dia 7), entre outros.

No dia 1 de Setembro, pelas 21.30 horas vai ser eleita a Rainha das Vindimas e, nos outros dias do certame, vão continuar os momentos mais tradicionais como o Cortejo de Camponeses, a Pisa da Uva, a Bênção do 1º Mosto e os Cortejos Alegóricos.

No último dia do certame, terça-feira, pelas 23 horas realiza-se o tradicional Cortejo Nocturno e, mais tarde, à uma da manhã, acontece o espectáculo piromusical (fogo de artifício com simulacro de incêndio no Castelo de Palmela).

Além de a Festa das Vindimas este ano crescer um dia, outras novidades são a criação da Praça dos Sabores, espaço que associa as principais propostas de restauração na festa; o I Concurso “Vindimas DOC Palmela”, que atribui prémios para o Melhor Tinto e o Melhor Branco seleccionados pelos consumidores; e também actividades desportivas com novas modalidades, nomeadamente, o passeio pedestre nocturno com passagem por várias adegas, no dia 5. Largadas de touros, animação de rua, espectáculos teatrais e ateliers infantis são outras das actividades que vão acontecer ao longo das Festas.

A Festa que este ano acontece sob o tema “Palmela Cidade do Vinho 2009”, título atribuído pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, salienta o trabalho desenvolvido no concelho tendo em vista a produção de vinhos de qualidade e a sua divulgação junto do público. Objectivos que, de resto, orientam o certame há quase cinquenta anos.

A iniciativa é da Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.


in Seubalense

9 comentários:

Anónimo disse...

Animação de Rua ... Só Se Forem Os Gaiteiros!!!

Anónimo disse...

Como sou Palmelão do roço não poderia de deixar de demonstrar a minha indignação
Primeiro – Largadas sim, somos um concelho agrícola e dentro dele até temos ganadarias. Não entendo nem nunca entenderei porque é que mudaram as largadas de sítio, se as pessoas que moram lá não gostam, fechem as janelas e corram as persianas ou então vão de férias nesta altura que é sempre uma boa opção; embora saiba que este tipo de pessoas adora ir a outras festas e dizerem que lá é que sabem fazer uma boa festa! Ou então é a comissão que para fazer mais uns dinheiros prefere alugar aos carros e as quinquilharias (opção mais credível).
Segundo – Não sou burro, tenho pouco cabelo e branco, mas não entendo a história do fecho da festa. O Pinhal Novo já não pertence ao concelho? Já não são Portugueses ? porque lá a festa acaba pela madrugada, como alías já foi aqui comentado!
Ah! Já sei as pessoas lá não trabalham! Vivem do Ar! Ou então, gostam de mostrar a sua povoação e gostam da sua festa ( Cópia fiel da nossa em versão melhorada). Tem uma comissão de festas aguerrida , que faz valer o seu horário. A de cá é mais papista que o Papa.
Terceiro – os cartazes da festa tem vindo de mal a pior, então este ano é péssimo. Ao olhar o Cartaz faz lembrar um reclame da Televisão ao champô de amora, nunca a um cacho de uvas. Vão dizer que é design eu digo que é mau gosto. Desconfio que este ano com a contenção de custos aproveitaram algum desenho de alguém “jeitoso” ai da comissão e assim pouparam o dinheiro do concurso , que nestes últimos anos, nunca premiou o melhor mas o que era de alguém amigo!

Anónimo disse...

Quarto – Quanto ao coma alcoólico das “criancinhas “ a culpa é dos pais , alguém tem dúvidas?! Se deixam os miúdos de 14,15 e 16 Anos andarem sozinhos noites inteiras, se lhes dão dinheiro para se embebedarem, se não lhe ensinam os valores morais e os limites o que estão a espera?! Os meus filhos nunca se portaram assim e já nasceram com as festas. Mas não culpem só o Moscatel, os comas vêm das” barrigadas” de cerveja e dos “shot´s” que se vendem fora das tasquinhas, sítios onde geralmente os desacatos começam!
Estas noticias saiem na impressa porque a comissão não faz o seu trabalho! Vejam lá se leram nos jornais que este ano no Pinhal Novo TODOS OS DIAS houve carros riscados as barracas dos comes e bebes foram assaltadas ao ponto de esvaziarem a barraca do senhor dos presuntos e chouriços e que até incendiaram a barraca dos motards?! Não houve alarido pois não?! A comissão do Pinhal Novo soube fazer o seu trabalho. Não era má ideia vocês fazerem um Workshop com eles!
Quinto - Se estamos em crise se a comissão não tem dinheiro, para quê mais um dia? Não era melhor deixar estar como estava ou mesmo diminuir e dar melhor qualidade a quem nos visita? Na minha opinião a festa não é para dar lucro , mas para divulgar condignamente o que se faz no concelho, a festa deve ser o espelho do que por cá se faz ,e bem!
Sexto - Por último, o que me fez comentar no blog , o programa deste ano. Ainda acho que foi um erro de leitura e que não vai ser assim! - EXPOSIÇÃO do Moscatel espanhol no Mundo – ayuntamento de xabia! Digam que é engano!!!
Se tal for verdade a comissão está insana ! fazer publicidade aos nossos maiores concorrentes, os espanhóis!
Então Palmela não é a capital do vinho este ano , não se divulga o vinho português?! Então é mentira que temos o melhor vinho do mundo ?! Daquele concurso que foi na França e que a Ermelinda ganhou , Fernando Pó é ainda concelho de Palmela não é?! E Palmela ainda fica em Portugal ?! então os Franceses que se gabam que têm os melhores vinhos ,que sabem vinificar melhor quem ninguém dão um premio que julgo que deixava qualquer país contente e nós o que fazemos ?! Prestigia-mos os espanhois . PARABÉNS!
Criou-se uma confraria para comemorar os 100 anos da região demarcada do Moscatel, foi só para alguns terem roupa nova?, onde está essa gente ? não diz nada? Não ó o objectivo dessa confraria defender o Moscatel da região? ou será ,para a uva Moscatel ainda ser paga mais barata aos agricultores! Sim porque, segundo as adegas que nos compram a uva dizem que o Moscatel sai caro por causa dos impostos e que tem de ter umas certas normas para ser aprovado como Moscatel e que só podem vendem garrafas, não podem vender caixas e garrafões como esse Moscatel que se comprar no lidl que vem de Espanha.
Fico muito triste que assim seja! vejo que uma vida de campo e sacrifícios não vale nada !
Existiu uma festa das vindimas que Há uns anos atrás, nos dava alento trabalhar mais um ano com afinco para depois os forasteiros dizerem que cá se fazia “uma pinga da boa!”
não li" a festa das vindimas,em Palmela,surgiu nos anos 60do século passado, com o objectivo de promover o vinho da região demarcada da peninsula de setúbal, pois não?!

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer qual o site da Festa das Vindimas(Oficial)??? É que já procurei e não encontro. De certeza que uma festa destas deve ter um site a promover o evento e a vila de Palmela

Anónimo disse...

afesta não tem um site oficial. porque isso requer custos, tem só este blog de desabafos ,que é grátis

Anónimo disse...

Caros Amigos ... A Festa Tem Um Site ... E Muito Bem Feito!!!
www.festadasvindimas.org

Anónimo disse...

Apareceu um site agora á última das vindimas! Mas tambem tem o programa e pouco mais? Opinião sobre o que se gosta mais? clraroooo! Então iam lá eles perguntar se as pessoas acham mal de umas coisas e bem de outras? assim têm sempre votos positivos!
Sejamos realistas

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E BANDA CORAÇÃO SERTANEJO. Consultem por favor os seguintes sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e www.ivason.com. Contactos: António Lopes 913729192 / 960195669 / 224041482.

ANTONIO LOPES disse...

Caros (as) amigos (as);

PROPOSTAS DE ESPECTÁCULOS:

LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira)
18 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 18º cd (editora Espacial).
Espectáculos em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (12 pessoas em palco, 8 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são simplesmente fabulosos.
Site: www.lucasematheus.com

LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)
3 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 3º cd (editora Espacial).
Espectáculo em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são surpreendentes.
Site: www.leoeleandro.com.pt

BANDA CORAÇÃO SERTANEJO
Um grande projecto. Sairá brevemente o seu 1º cd editado em Portugal pela editora Espacial. Na linha das bandas brasileiras Calcinha Preta e Calypso, pretende ir de encontro ás pretensões do nosso mercado. Animação total, com repertório próprio e também interpretando os grandes sucessos da música do Brasil. O cd será composto por 12 canções inéditas abarcando diversos estilos, tais como: FORRÓ, CARIMBÓ, CALYPSO, BAIÃO, SERTANEJO, etc.
A banda será composta por 6 músicos, um casal de bailarinos (trajados a preceito), um vocalista e uma vocalista. Um concerto imperdível.
Site: brevemente

AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON
Formado há 10 anos, com 9 cd´s editados lançarão brevemente o 10º através da editora Espacial, composto por 12 canções inéditas.
A música de baile no seu estado mais puro, 100% portuguesa. Na melhor tradição do bailarico de aldeia, são 3 horas consecutivas de temas só para dançar sem parar.
Esta banda é das mais solicitada para actuações em festas populares, o que atesta de facto a sua qualidade e prestígio.
Site: www.ivason.com

Nota: Aguardo o vosso contacto para mais informações.

ANTÓNIO LOPES (913729192/960195669/email: antonio.alproducoes@gmail.com)