header-photo

Candidatas a Rainha das Vindimas divertiram-se em passeio-convívio

Uma semana antes da eleição da Rainha das Vindimas em Palmela, realizou-se um passeio-convívio com as 14 candidatas. O passeio incluiu uma visita à adega Venâncio da Costa Lima, na Quinta do Anjo, e uma burricada na Serra do Louro, com partida nos moinhos Biosani. A eleição vai ser dia 1 de Setembro.

No final da tarde de terça-feira, duas das candidatas, Íris e Diana, respondiam prontamente que o que mais gostaram foi o passeio de burro. Também para as duas jovens de 16 e 15 anos, as razões que as levaram a inscreverem-se no concurso para eleição da Rainha das Vindimas são comuns. “Queremos nos divertir, conhecer pessoas novas e ter uma experiência nova”, explicam. Apesar do aproximar da data decisiva, para as duas candidatas não há competitividade no grupo nem nervosismo entre elas. “Estamos todas tranquilas”, dizem.

A tarde começou com a visita à adega Venâncio da Costa Lima, pelas 15 horas. Lá, as candidatas (já vestidas a rigor com a t-shirt promocional da eleição deste ano) tiveram um “mini-curso de Moscatel de cinco minutos”, brincou Joana Vida, enóloga.

Numa altura em que ”é o pico do trabalho”, os funcionários da adega continuavam o seu trabalho enquanto Joana Vida explicava às jovens como se faz o vinho, a diferença entre vinho branco e tinto e os vários processos de produção de vinho.

A valer uma garrafa de Moscatel, a enóloga perguntou às 14 jovens qual a diferença entre o fabrico do vinho e do moscatel de Setúbal. Ouviram-se várias respostas, mas nenhuma foi a correcta. A diferença é que no fabrico do Moscatel não há fermentação, daí o seu sabor adocicado. A garrafa foi, assim, oferecida ao grupo.

Quando chegou a altura da prova do Moscatel, todas disseram já ter experimentado. “O copo pega-se pelo pé, para não aquecer a temperatura da bebida, e deve-se ter em atenção a cor, o aroma e o sabor”, explicou Joana Vida. As 14 raparigas ouviam atentamente e seguiam as indicações da enóloga: “primeiro cheira-se sem agitar o copo; depois agita-se o copo, para entrar o oxigénio, e cheira-se; depois prova-se, tenta-se bochechar, para sentir o sabor, e então engole-se”.

O passeio continuou sempre pautado pela animação e boa-disposição do grupo. E pelas fotos. Ao longo da tarde, muitos foram os sorrisos e muitas foram as poses para as várias máquinas fotográficas.

Esta é a 45ª vez que é eleita a Rainha das Vindimas em Palmela e Maria Amélia Dores, vice-presidente da Associação de Festas de Palmela, refere que é importante saber como estão preparadas pois “não são apenas meninas que posam para a fotografia”. Pelo oitavo ano a dirigir os desfiles e a preparar as candidatas, caracteriza o grupo como “tranquilo, onde reina a alegria e a boa-disposição. Não há ninguém muito convencido do seu valor”. A responsável diz que não tem uma candidata preferida mas reconhece que “algumas candidatas têm mais capacidades que outras”.

As jovens vão apresentar-se com um vestido tradicional estilizado e com um vestido de noite escolhido por elas. As seis finalistas vão, depois, desfilar com vestidos de modelo igual em que apenas difere a cor. Estes vestidos são cedidos pela Câmara Municipal de Palmela e são os mesmos que foram usados no ano passado, “porque funcionaram muito bem”, refere Maria Amélia Dores.

Os ensaios com as candidatas começaram no passado dia 17. Até à data da eleição, são duas semanas de ensaios. É necessário trabalhar a postura em desfile, a pose para as fotografias, as coreografias, experimentar os vestidos.

Em “Palmela Cidade do Vinho 2009”, as ruas já estão engalanadas e prontas para receber a 47ª edição da Festa das Vindimas. A eleição da rainha acontece no Cine-Teatro S. João, pelas 21.30 horas, na próxima terça-feira. O espectáculo “Vindimas 2009” vai ser conduzido pelo maestro José Godinho e vai contar com as vozes de Cármen Matos, Conceição Silva, Cristina Delícias e Tó Cruz, acompanhados pela Orquestra Vindimas 2009. Ana Isabel Arroja, animadora da Rádio Comercial, vai apresentar o concurso.

Jovens andaram de burro

Na Serra do Louro (com uma vista magnífica), foi altura para as jovens passearam nos burros. Apesar de no início mostrarem algum receio, depois já todas queriam repetir a experiência. As conversas pelos trilhos dos moinhos passavam pela escolha do vestido, pelo concurso do ano anterior e pelas jovens que nas edições anteriores tinham conquistado o título.


in Setubalense

1 comentários:

Anónimo disse...

acho mal nao haver fogo e a pissa da uva nao ser das escadinhas da igreja ,qualquer acaba as festas fico so o pinhal novo,levem para la o castelo. ass:f.c