header-photo

Segurança na Festa das Vindimas - Autocarro liga o centro aos parques de estacionamento


Entre 2 e 8 de Setembro, Palmela é palco da 47ª edição da Festa das Vindimas. O certame, que envolve toda a vila e recebe, anualmente, milhares de visitantes, obriga à aplicação de um conjunto de medidas preventivas que visam garantir a segurança de todos. Assim, e como habitualmente, a Câmara Municipal de Palmela desenvolveu um Plano de Intervenção para o Recinto da Festa das vindimas, que, entre outras medidas, estabelece um conjunto de restrições à circulação automóvel e ao estacionamento.

Estas restrições têm por objectivo garantir o desimpedimento dos corredores de emergência que asseguram o acesso a toda a vila e que permitem a realização de momentos específicos do programa da festa – caso das provas desportivas e dos cortejos.

Dia 2 (quarta-feira) – das 20h00 às 00h00
Estacionamento proibido entre o Largo do Município, a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o Largo de S. João;

Dia 5 (sábado) – das 11h00 às 13h00/ das 15h00 às 18h00/ das 20h00 às 00h00
Estacionamento e circulação proibidos no Largo de S. João e na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Dia 6 (domingo) 
Das 09h30 às 13h00
Circulação e estacionamento proibidos entre o Largo do Chafariz, a Rua Hermenegildo Capelo, a Rua Almirante Reis, o Largo Marquês do Pombal, a Rua 31 de Janeiro e o Largo do Município

Das 15h00 às 19h00
Circulação e estacionamento proibidos entre a Escola E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo, a Avenida dos Bombeiros Voluntários, a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a Avenida Dr. Juiz José Celestino Ataz Godinho de Matos

Dia 8 (terça-feira) 
Das 22h00 às 00h00
Circulação e estacionamento proibidos entre a Escola E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo, a Avenida dos Bombeiros Voluntários, a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a Avenida Dr. Juiz José Celestino Ataz Godinho de Matos

Das 00h00 às 02h00
Circulação e estacionamento proibidos em todos os corredores de emergência

Para facilitar a circulação e o ordenamento automóvel nos acessos e dentro da vila, proporcionando maior conforto à população e aos visitantes, a Câmara Municipal de Palmela aconselha os senhores automobilistas a utilizarem os parques de estacionamento disponíveis para o efeito, situados no Miradouro do Castelo (vocacionado para autocarros), na encosta da Alameda Nun’Álvares Pereira/ Igreja de S. Pedro, na encosta entre a Estrada do Cemitério e a Avenida dos Bombeiros Voluntários e junto ao Palmelense Futebol Clube. Para este último, a autarquia disponibiliza transporte gratuito (vaivém) até ao recinto da festa, no domingo, entre as 14h00 e as 02h00, e na terça-feira, entre as 20h00 e as 02h00.

O Plano de Intervenção para o Recinto da Festa das Vindimas, da responsabilidade do Serviço Municipal de Protecção Civil, prevê as acções adequadas à organização do evento, em respeito pelas normas de segurança vigentes, planeia o dispositivo necessário face a eventuais situações de emergência, desenvolve e implementa medidas que permitam reduzir factores de risco e estabelece a coordenação necessária, quer com as diferentes entidades envolvidas na organização, quer com o CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro.
A Câmara Municipal de Palmela disponibiliza, em www.cm-palmela.pt e nos locais habituais, um folheto com os condicionalismos de trânsito e estacionamento e a planta de emergência da vila, com indicação do recinto da festa, do percurso dos cortejos e dos corredores de emergência.


in Rostos On-Line

foto: João Neves

0 comentários: